Cada vez mais disseminado pelas organizações, o conceito de Modelo de Gestão é um fator que tem contribuído positivamente para garantir maior eficácia e produtividade na conquista de objetivos.
Pensando nisso, mostraremos nesse post o conceito de Modelo de Gestão e quais são as melhores formas de aplicar as estratégias no Poder Judiciário e nas demais organizações. Confira o nosso conteúdo a seguir e boa leitura!
Afinal, qual o conceito de Modelo de Gestão?
O Modelo ou Sistema de Gestão é um grupo de atividades e recursos organizados de forma estratégica com o objetivo específico de obter e sustentar resultados previamente planejados.
Para que esse modelo funcione com excelência, é necessário fixar e planejar objetivos; motivar e alinhar esforços; coordenar e controlar atividades; desenvolver uma equipe preparada e especializada; aplicar conhecimento; distribuir informação; desenvolver e manter relacionamentos.
Na administração de uma organização, o gestor precisa estruturar os objetivos a serem atingidos, dividir as tarefas para a sua equipe, mobilizar os recursos necessários para a execução das atividades e acompanhar a aplicação do planejamento. Todos esses fatores englobam o Sistema de Gestão.
Qual o ciclo ideal de gestão nas organizações?
As coisas mudam constantemente, e as condições de trabalho também se aplicam nesse contexto. O caráter cíclico da gestão possibilita que as decisões a serem tomadas, a partir do planejamento inicial, se adaptem às mudanças que ocorrem ao longo da execução das tarefas.
Dessa forma, o ciclo ideal de gestão deve fortalecer o sentimento dos profissionais e o objetivo do trabalho. Portanto, deve progredir ao longo do tempo tanto na sofisticação quanto em termos de abrangência.
Ciclo PDCA
Uma estrutura interessante que pode ser aplicada nas organizações e que transmite com clareza esse ciclo é o PDCA, sigla derivada de quatro palavras em inglês: Plan, Do, Check e Act.
O PDCA é formado pelo planejamento dos próximos passos (Plan), sua execução (Do), verificação dos resultados dos passos executados (Check) e avaliação dos efeitos dos mesmos para realizar os devidos ajustes necessários para continuar o planejamento com eficiência (Act).
A atuação do ciclo PDCA é estabelecido, em diversas ocasiões, de forma espontânea, pois é natural que a atividade dos indivíduos procure sempre aprimorar-se. Dessa forma, ajustes são realizados constantemente para alcançar o melhor desempenho.
É possível aplicar esses conceitos no Judiciário?
Os estudos sobre o conceito de Modelo de Gestão direcionada para o sistema judicial, não apresentam traços específicos que possam distingui-la daquela voltada para a Administração em geral.
Os conceitos apresentados em geral mantêm alto grau de abstração e os exemplos das indústrias e empresas parecem não se aplicar à área jurídica. Porém, o Instituto AJA pretende fazer essa tradução.
As Justiças Estadual, Eleitoral, Federal, Militar e Trabalhista possuem procedimentos específicos e normas próprias. No entanto, os princípios e conceitos da gestão são os mesmos para qualquer ramo do Judiciário, focando dois elementos presentes em todas as unidades judiciárias: pessoas e processos. Com a boa administração judicial ganham os jurisdicionados e também quem presta a jurisdição.
Se você gostou do nosso post e quer se informar mais sobre assuntos relacionados a Modelos de Gestão e a sua aplicação no Judiciário, curta e compartilhe os conteúdos do Instituto AJA no Instagram!