No mundo da gestão existem diversas metodologias, termos e ferramentas que as pessoas já ouviram falar, porém, na realidade, não sabem como se aplicam na prática.
Uma dessas metodologias é a 5W2H, que é extremamente simples e auxilia uma organização em áreas estratégicas, na execução de tarefas ou qualquer outra atividade organizada. No Poder Judiciário esse termo também pode ser aplicado, trazendo vários benefícios para a produtividade e eficiência do trabalho.
Pensando nisso, destacaremos nesse post os principais pontos que você precisa saber sobre o que é, como funciona e a aplicação da ferramenta 5W2H para o acompanhamento e planejamento de projetos em uma unidade judiciária. Confira o nosso conteúdo a seguir!
O que é a metodologia 5W2H?
A metodologia 5W2H funciona como um checklist de atividades, controle de prazos e funções que precisam ser desempenhadas em um projeto. Seu principal intuito é definir o que será executado, porque será feito, os responsáveis, quando será executado, como será feito, onde será aplicado e quanto custará as atividades.
Dessa forma, a sigla 5W2H representa, em inglês, sete orientações que precisam ser tomadas de forma clara e eficiente. Quando esses pontos estão bem estabelecidos, a chance de sucesso na execução de um projeto se amplia. As siglas são:
5W:
- What (o que será executado?)
- Why (por que será executado?)
- Where (onde será executado?)
- Who (por quem será executado?)
- When (quando será executado?)
2H:
- How (como será executado?)
- How much (qual será o custo?)
Assim, a ferramenta 5W2H é constituída pelas respostas para as sete indagações fundamentais de qualquer projeto, seja ela complexa ou não.
Como desenvolver 5W2H na prática
Essa metodologia é extremamente vantajosa e ajustável às diversas possibilidades de estratégias, planejamentos e áreas. Isto é, destacando os objetivos e metas de forma clara, bem como definindo os colaboradores, prazos e recursos, 5W2H será um aliado de sucesso nessa caminhada.
Para aplicar 5W2H na prática não é necessário qualquer software ou grande investimento. Basta uma folha em branco ou qualquer outra tabela eletrônica para organizar os dados em sete colunas, nomeando cada uma delas com os 5W e os 2H, separadamente.
O ideal é preencher cada coluna com a presença de todos os colaboradores que farão parte do projeto. É fundamental que toda a equipe tenha conhecimento da estratégia tomada pela metodologia.
Como aplicar 5W2H no Judiciário
Como em qualquer organização, o Judiciário também pode se valer de estratégias de gestão para conduzir os seus trabalhos, e 5W2H pode auxiliar bastante essa condução.
Um exemplo dessa aplicação é um eventual projeto de sustentabilidade em uma unidade judiciária, buscando reduzir o consumo de papel. Um planejamento realista seguindo a metodologia 5W2H poderia ser:
5W:
- What (o que será executado?): reduzir o consumo de papel em 60%.
- Why (por que será executado?): pois afeta os custos e a sustentabilidade.
- Where (onde será executado?): em todos os setores da unidade.
- Who (por quem será executado?): servidor “A”, com o auxílio da equipe.
- When (quando será executado?): a partir da próxima semana.
2H:
- How (como será executado?): usar frente e verso das folhas e utilizar a comunicação eletrônica.
- How much (qual será o custo?): não haverá custo adicional.
Portanto, o exemplo destacado evidencia que a ferramenta 5W2H é um método claro e simples de planejamento de atividades, potencializando as condições favoráveis à execução das tarefas e desenvolve um bom ambiente para atingir o sucesso do modelo de gestão.
Se você curtiu o nosso post e quer se informar ainda mais sobre modelos de gestão do Judiciário, siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe diariamente os nossos conteúdos!