Entenda como a divisão do trabalho é relevante para a produtividade de uma unidade judiciária!

A divisão do trabalho deve sempre levar em consideração as peculiaridades de cada unidade judiciária. Como forma de atingir a aplicação mais eficaz dos serviços, tarefas mais específicas são conferidas a determinados indivíduos devidamente qualificados em vez de serem distribuídas a diversos setores e profissionais.

Pensando nisso, destacaremos nesse post as principais informações que você precisa saber sobre a divisão do trabalho em uma unidade judiciária, como as vantagens e desvantagens da especialização e dos critérios de distribuição de trabalho. Confira a seguir!

Relação entre especialização e divisão do trabalho

Antes de mais nada, é relevante diferenciar a especialização da generalização no contexto da divisão do trabalho. A especialização e divisão do trabalho dispõe-se a determinar o grau em que as atividades dentro da organização são subdivididas em incumbências isoladas.

Fundamentalmente, o especialista passa a conhecer cada vez mais de um grupo limitado de ocupações, à medida que o generalista conhece cada vez menos de amplo conjunto de atividades.

As vantagens da especialização fundamentam-se no foco e na economia de tempo na aplicação de conjunto limitado de atividades. Além de maior evidência na execução, é mais simples e mais rentável recrutar e treinar profissionais para realizar tarefas específicas e repetitivas, mesmo quando se trata de procedimentos relativamente árduos e refinados.

A especialização do trabalho amplia a eficiência e a produtividade, ao passo que estimula o desenvolvimento de tecnologia dedicada para auxiliar uma atividade específica. Todavia é necessário ter equilíbrio nessa característica, uma vez que o excesso na divisão das atribuições pode fazer com que os colaboradores percam a percepção ampla do propósito do próprio trabalho.

Critérios de distribuição do trabalho

Na maioria das unidades judiciárias onde se implantou o modelo de gestão, optou-se por adotar critério que combina a distribuição do trabalho por tarefas e por tipo de procedimento. Veja:

 

 

Por tarefas

Nesse caso, cada servidor executa uma ou mais atividades em todos os processos judiciais. Esse critério é ideal para varas que contam com profissionais com pouca experiência ou recém ingressos no serviço público.

Por dígito

Nesse critério cada servidor executa todas as tarefas relacionadas a determinada quantidade de processos judiciais, independentemente do tipo ou procedimento, distribuídos conforme sua numeração final.

Por rito

Nessa estratégia, cada servidor executa as tarefas relacionadas aos processos que lhe são distribuídos conforme o rito ou procedimento, como nas fases de conhecimento, liquidação e execução das Varas do Trabalho.

A divisão adequada do trabalho, portanto, deve ser sempre perseguida porque tem o produtivo efeito de aprimorar o gerenciamento do fluxo de trabalho e de processos e, por conseguinte, conferir mais qualidade à prestação jurisdicional.

Por meio da divisão do trabalho, surge pressuposto de avaliação do desempenho funcional e, por outro lado, cria-se ambiente de envolvimento para que todos os intervenientes sintam que trabalham para fim comum.

Se você curtiu esse conteúdo e deseja aplicar as estratégias de divisão do trabalho na sua unidade judiciária, conheça agora os cursos de administração judicial do Instituto AJA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *