Painel aborda técnicas de gestão processual para solucionar demandas repetitivas

Fonte: https://www.cjf.jus.br/cjf/noticias/2013/marco/painel-aborda-tecnicas-de-gestao-processual-para-solucionar-demandas-repetitivas

O gerenciamento inteligente e estratégico dos processos pode ser uma das soluções para reduzir o excesso de pedidos semelhantes que chegam todos os dias à Justiça Federal. Essa foi a principal tese defendida pelos palestrantes do painel sobre técnicas de aceleração processual e gestão de processos – realizado na tarde desta sexta-feira (1º/3) como parte das atividades do seminário “Demandas Repetitivas na Justiça Federal: Possíveis Soluções Processuais e gerenciais”. O evento foi promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), em parceria com a Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Esmaf), no auditório do CJF, em Brasília (DF).

A primeira palestra foi proferida pelo coordenador de gerenciamento dos Juizados Especiais Federais da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS, Nilson Rodrigues Barbosa Filho. Em seguida, o juiz federal da Seção Judiciária de Minas Gerais e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Henrique Haddad, apresentou sua perspectiva e relatou sua experiência na área de gestão processual. Segundo Nilson Rodrigues, antes de tudo, é preciso que todos os envolvidos na solução de demandas judiciais de massa se enxerguem como parte do problema. Já para Carlos Haddad, neste caso, a lei é insuficiente para produzir as mudanças necessárias, sendo preciso também definir estratégias, metas e controlar o trâmite dos processos. Leia na integra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *